“A essência do teatro é o encontro. O homem que realiza um acto de auto-revelação é, por assim dizer, o que estabelece contacto consigo mesmo. Quer dizer, um extremo confronto, sincero, disciplinado, preciso e total – não apenas um confronto com os seus pensamentos, mas um encontro que envolve todo o seu ser, desde os instintos e o seu inconsciente até ao seu estado mais lúcido.”

Grotowski


Formações no âmbito do teatro e do circo/novo circo adpatadas a publicos de todas as idades e com diferentes durações:


Práticas Teatrais, uma perspectiva muito própria

Da interacção entre o teatro e a comunidade surge um território de intervenção único e com características muito próprias.
Esta intervenção propõe dar formação com domínio na criação teatral, competências pedagógicas e humanas, capacidade de pesquisa e reflexão crítica sobre a realidade.
As noções espaciais, o auto-conhecimento e a consciência corporal são alguns dos elementos a trabalhar individualmente e colectivamente respeitando ritmos em prol da verdade de cada um.
O jogo drámatico que as técnicas teatrais nos transmitem não procuram uma reprodução fiel da realidade; como atitude dramática visa pôr em prática a integral manifestação da personalidade da pessoa, projectando-se num espaço, falando uma linguagem que criou para aquela situação dramática concreta, e que pode ser a negação da linguagem convencional de todos os dias.

Objectivos

Promover e definir boas práticas profissionais (humanas, teatrais e éticas); Fomentar a experimentação de linguagens teatrais; Auto-conhecimento, noções espaciais e consciência corporal; Liberdade criativa; Criação colectiva;

Público Alvo

Adequação dos conteúdos a todas as idades

Duração

Curta, média ou longa duração

Peça mais informações sobre esta formação.


Clown, um instrumento de revelações

O clown é a arte da relação , do envolvimento com o outro.
É uma técnica teatral determinada e orientada pela base de relação com o público , resultando em descobertas pessoais e revelações cómicas.
O clown é a fragilidade do homem, é a vida por um triz, o mundo vestido ao avesso , o reverso da nossa própria alma que actua nos corpos daqueles que têm afinidade e cumplicidade com a inocência e a pureza cómica da existência.

Objectivos

Promover a espontaneidade; Improvisação;Auto-conhecimento; Liberdade criativa;

Público Alvo

Adequação dos conteúdos a todas as idades

Duração

Curta, média ou longa duração

Peça mais informações


Contexto escolar – formação/criação

Corrupio.
A palavra dá-nos uma sensação de movimento acelerado em torno de algo. Poderá ser uma forma , uma imagem criada , uma manifestação artística ou simplesmente uma experimentação livre. Partindo deste conceito queremos criar CORRUPIO no ambiente escolar e levar diversas disciplinas artísticas permitindo assim uma bela viagem em tons livres e em espírito criativo.
Levaremos esboços de formas e conteúdos artísticos que permitirão criar ferramentas e munir os mais pequenos de conhecimento importante ao seu desenvolvimento pessoal e escolar.
Numa primeira fase que envolve um ciclo formativo num ambiente de sala de aula os alunos e professores são convidados a experienciar um cardápio artístico culminando numa apresentação pública.
É uma caminhada que contribui para um crescimento saudável das crianças, trabalhando a sua individualidade no interior de um grupo e ao mesmo tempo potenciando as suas qualidades em prol do grupo.
Através das variadas propostas formativas a criança tem espaço para se fazer ouvir, podendo trabalhar a sua criatividade e a sua espontaneidade contribuindo assim para a sua construção enquanto criança.

Objectivos

Promover e definir boas práticas profissionais (humanas, teatrais e éticas); Fomentar a experimentação de linguagens teatrais; Auto-conhecimento, noções espaciais e consciência corporal; Liberdade criativa;

Público Alvo

Adequação dos conteúdos a todas as idades

Duração

Curta, média ou longa duração

Peça mais informações


Contexto escolar – formação/criação

Através da manipulação de objectos enquanto exercício circense e das diferentes relações entre corpo-objecto apresentamos uma oficina de experimentação criativa que permite olhar os objectos de outra forma. A exploração de equilíbrios nas suas múltiplas possibilidades e os diferentes jogos de perícia promovem uma destreza física e criativa dentro do abrangente universo circense.

Objectivos

Relação corpo/objecto; Composição; Consciência corporal; Liberdade criativa;

Público Alvo

Adequação dos conteúdos a todas as idades

Duração

Curta, média ou longa duração

Peça mais informações