“Parece que te despenhas do alto da tua loucura num abismo de simplicidade”
Dom Quixote é um momento de Teatro de Rua construído a partir da interação e do improviso onde são narradas as principais passagens da obra de Cervantes.
Partindo em busca de grandes aventuras lá vão Dom Quixote e o seu fiel escudeiro Sancho Pança, honrando sempre segundo os romances de cavalaria uma dama. Dulcineia segue viagem dentro da cabeça e coração de Dom Quixote. Devidamente apetrechado com armadura, escudo e uma lança trava a galope do seu Rocinante fascinantes batalhas internas cujos feitos se elevam. O seu fiel escudeiro Sancho Pança pacientemente acompanha o seu amo sempre com a convicção de ter uma ilha para governar pois esta foi a promessa de Dom Quixote. As viagens de Dom Quixote e Sancho Pança são carregadas de poesia e loucura dignas de serem perpetuadas.
Partindo deste imaginário, dois actores chegam e improvisam e interagem a partir de cada coisa que os rodeia, objecto ou pessoa, com o motivo de recriar uma das passagens desta magnifica obra de Cervantes. É um exercício de improviso e interação, é Teatro de e na Rua.
Dom Quixote já foi apresentado em diversos ambientes tais como escolas, festivais, praças, feiras e bibliotecas.